terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dr. Edgard Achê tem seu nome dado a CSE em Ribeirão Preto

UBS Dr Edgard Ache - CSE Ipiranga



Avenida Dom Pedro I, 753
Telefone: 3630-0802
Responsável: Dr. Max Lima


Dr. Edgard Achê
Nasceu em Ribeirão Preto, no dia 26/09/1937, filho de Nicolau Achê e Abla Jorge Achê.
Estudou durante sua formação escolar no Colégio Marista de Ribeirão Preto e formou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, no ano de 1962, na sétima turma de medicina. Fez residência médica em pediatria por 03 anos orientado pelo Profº Woiski. No ano de 1966 fez mestrado em nutrição e metabolismo.

Permaneceu na faculdade de Medicina da USP por mais 07 anos como professor titular de pediatria.

No ano de 1973 desligou-se da Faculdade de Medicina e foi trabalhar juntamente com o Dr. Luis Carlos Raya e Dr. José Mariano de Oliveira em clínica particular e no hospital São Lucas, permanecendo neste serviço por 22 anos ( IMESP). Em 1994 com a formatura dos filhos em pediatria, fundou a clínica Achê onde clinicou até o seu falecimento no dia 09/10/2008.

Fonte: Divisão de Planejamento em Saúde




Horário de Funcionamento:
de segunda a sexta-feira - das 07:00 às 17:00 horas
Serviços Oferecidos:

Pediatria
Ginecologia e Obstetrícia
Odontologia
Enfermagem
Vacinação
Teste do Pezinho
Assistência Domiciliar
Planejamento Familiar

Limites geográficos da área de abrangência:
Inicia no cruzamento do córrego dos Campos com a projeção da rua Vila Nova, segue por esta até a av. Rio Pardo, por esta até o ribeirão Preto (na projeção da rua Amazonas), seguindo por este até o córrego Antártica, segue por este até a rua Santa Catarina, por esta até a trv. São Judas Tadeu, seguindo por esta até a rua Paraná, segue por esta até a rua General Câmara, por esta até a rua Rio Grande do Norte, seguindo por esta até a trv. Lapa, segue por esta até a rua Paraná, por esta até a av. Rio Pardo, seguindo por esta até a rua Raimundo Antônio Bessa, segue por esta até a rua Casemiro Paturalski, por esta até o córrego dos Campos, seguindo por este até a rua Maria Tereza Braga Cerri, segue por esta até via Luiz Galvão Cezar, por esta até o córrego dos Campos e por este até o ponto inicial.

Obs: Mesma área de abrangência da UBS Ipiranga que complementa os serviços da Atenção Básica.

Bairros de abrangência:
Ipiranga, parte da Vila Esmeralda, parte do Jardim Emir Garcia e parte do Loteamento Planalto Verde.

População Estimada ano 2010: 17.466 habitantes (censo IBGE)

 

 

O CSE e a Atenção Primária na FMUSP

O CSE é uma instituição universitária. Presta serviços à população de forma integrada à rede de atenção básica do Município de São Paulo, mas tem como suas tarefas mais centrais, na condição de uma unidade universitária, as tarefas de ensino e pesquisa. As áreas de formação universitária para as quais o CSE tem contribuído, na graduação, são as de medicina, fonoaudiologia e enfermagem. Na pós-graduação,senso lato e estrito, e na extensão (cursos de especialização,atualização, difusão) esse leque se abre em termos de áreas, embora se restrinja em número de alunos.  
A pesquisa no CSE tem sido na sua maior parte restrita aos campos de interesse dos Departamentos da Faculdade de Medicina que atuam mais diretamente na unidade (Medicina Preventiva - Saúde do Adulto, Saúde Mental, Odontologia; Pediatria e Fonoaudiologia), e da Escola de Enfermagem - Departamentos de Saúde Coletiva e Administração. Algumas outras áreas, internas e externas à FMUSP, têm desenvolvido pesquisas mais recentemente, e pontualmente - Educação Física, Psicologia, Psiquiatria, por exemplo. 
Na área de assistência, o CSE ocupa uma posição intermediária, em diversos sentidos. É  ligado à Universidade, mas desenvolve ações em conjunto com as esferas Estadual e Municipal da Saúde. É uma unidade básica que desenvolve ações em saúde da família, mas não funciona como uma USF típica; tem uma dimensão e complexidade tecnológica maior que a média das UBS, mas não se configura como uma unidade de retaguarda, ou como serviço de referência em especialidades médicas. 

4 comentários:

  1. queremos saber se ele ja estudou no marista de ribeirao preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! O Dr. Edgard Achê estudou durante sua formação escolar no Colégio Marista de Ribeirão Preto e formou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, no ano de 1962

      Excluir
  2. tem que ser para hj
    por favor se souberem de alguma pessoa nos avisem no numero:9799-3300

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! O Dr. Edgard Achê estudou durante sua formação escolar no Colégio Marista de Ribeirão Preto e formou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, no ano de 1962

      Excluir