sábado, 21 de novembro de 2009

Dr. Edgard Achê - Um exemplo de vida

Este blog homenageia os Achês que passaram para um plano superior, entre eles meu tio o Dr. Edgard Achê, primo querido de meu pai e que nos cuidou desde que eramos pequenos, como atencioso pediatra que foi, salvando e auxiliando vidas dos mais novos por mais de três decadas, deixando sua esposa Neusa Maria Quintino Achê, sua Filha Dra. Flavia Achê e o seu filho Dr. Edgard Achê Jr. ambos os filhos seguiram a carreira e o legado do pai na pediatria.  Dr Edgard, meu tio, você vive em nossas memórias eternamente e dentro de nós.

Achei a seguinte nota na internet:


Jorge Rodini respondeu:
Gutierritos
O chopp na veia do texto é um brinde ao Pinguim, que perdura até hoje com três unidades , uma no centro, outras em dois grandes shopping’s e você já está convidado para brindarmos juntos.O Dr. Raya foi secretário da saúde de Ribeirão por várias gestões e faleceu há alguns anos. Minha namorada foi seu braço direito em uma das gestões. Grande homem, excelente médico e ótimo administrador.
O Dr. Achê , pai de um amigo meu, Achê Jr,que também seguiu a carreira de pediatra, morreu no final do ano passado. Fui ao seu enterro. Outra excelente figura humana.
Abraços
GUTIERRITOS respondeu:
JORGE
Ficamos, em minha família, muito tristes com a noticia do falecimento do Dr. Achê. Tristes mesmos.
Temos por ele não só uma admiração, respeito, mas um sentimento muito maior de apreço e amizade.
Ainda, no ano passado ele nos atendeu, por telefone. E minha sobrinha esteve lá, em seu consultório, para tratar de sua filhinha.
O Dr. Raia eu já sabia que falecera- um grande homem público também. Notável médico e dirigente da Saúde Pública aí em Ribeirão. Grande perda para Ribeirão Preto.
Agora, o Dr. Achê não era para nós apenas um notável médico, mas um amigo, um companheiro de jornada na vida, um homem extraordinário. Nem sabe como ficamos tristes com essa notícia.
Sabe, quando a gente telefonava para ele, perguntava de nossa família toda, que pessoa boa, linda. Queria saber de meu filho e de minha filha. Esta que o Dr. Raia e ele, Dr. Achê operaram verdadeiro milagre, salvando-a da morte.
O Dr. Achê continuou o tratamento de minha filha por longos anos, desde nenenzinha, pois ela não tinha resistência, era uma doente crônica. Ainda escreverei sobre isto.
Jorge, esses homens, esses médicos maravilhosos, são espíritos de luz que vieram ao mundo para proteger a humanidade. Foram médicos no sentido mais exato de seu significado. Humanos, humildes, caridosos, bondosos. Não sei mais o que falar deles. A partida deles trouxe-nos uma dor incomensurável!
Não estou conformado, ainda, com o passamento do Dr. Achê.
Ah, e o Dr. Aprile ? Como está ? Conheceste-o ? Fazia parte da equipe médica.
Obrigado pela tua informação.


Tambem uma entrevista emocionante com o nosso eterno Dr Edgard Achê:

Perfil


Dr. Edgard Ache
Pediatra
Há quanto tempo o senhor é médico, e porque optou pela pediatria?
Exerço a profissão há 36 anos, e sou formado pela USP-Ribeirão na 7ª Turma (1962). Logo após fiz residência por três anos no serviço do Prof. Woiski. Posteriormente fiz mestrado em nutrição e metabolismo, permanecendo na Faculdade por mais sete anos como instrutor de ensino na pediatria. Sempre gostei muito de crianças, e o trabalho com os professores Woiski e Raya reforçaram a minha opção pela especialidade.
Em 73, fui convidado pelo Dr. Raya para participar de sua clínica, juntamente com o Dr. José Mariano de Oliveira, permanecendo com eles por 22 anos. Em 1994, com a formatura de meus filhos, Edgard Ache Jr. e Flávia Ache em pediatria, resolvi montar a Clínica Ache, com o prazer redobrado por trabalhar em família.

Quando começou seu relacionamento com o São Lucas?
Ao sair do HC em 1974, optei por utilizar o Hospital São Lucas, porque na época tinha os mais avançados equipamentos e conceituado corpo clínico e uma excelente maternidade.
Com o passar dos anos o São Lucas perdeu terreno, principalmente em relação à maternidade. Atualmente, com a nova diretoria, ressurge um novo São Lucas, que implantou uma UTI Neonatal de primeira linha e uma Maternidade bem equipada, porém ainda pequena para a grandeza do São Lucas.
O que a medicina lhe proporcionou neste período e qual foi o maior desafio?
Nestes 30 anos dedicados, a medicina me proporcionou muita satisfação por poder colaborar para amenizar a dor dos pequenos pacientes. O maior desafio foi a responsabilidade de sair da faculdade para trabalhar com o professor Raya. Graças à Deus formamos um grupo de muita lealdade, personalidade e companheirismo.
Como o senhor avalia o exercício da medicina hoje?
Devido ao crescimento dos planos de saúde, o médico hoje tem que se desdobrar para atender os pacientes, que em muitos casos não são fiéis, pois são pacientes do "plano". Uma das saídas que diminuíram esta sobrecarga de trabalho, foi a criação de cooperativas médicas, que amenizaram o problema. Porém, se compararmos com o que acontecia antigamente, constataremos que ser médico antigamente era muito melhor, pois dedicávamos mais tempo aos pacientes, estabelecendo uma relação de confiança e amor.
O que faz nas suas horas de lazer e quais a personalidades que admira?
Nos feriados e finais de semana, não abro mão de uma boa pescaria em companhia dos amigos, num lago de 5 alqueires, de meu amigo Francisco Mele, na Usina Barbacena, e uma vez por ano, pesco no Pantanal. Aprecio também um bom filme de romance. Admiro o professor Woiski e todos o professores da USP, que colaboraram para a minha sólida formação.
Com conseguiu conciliar a vida pessoal com a profissional?
Como todos sabem, a trajetória de um médico é muito sacrificada, mas graças à Deus eu tive o privilégio de encontrar a companheira ideal. Neusa Maria Quintino Ache, com a qual estou casado há 36 anos. Neste período tivemos dois filhos, Edgard e Flávia. Meu neto Pedro e minha nora Cristina, completam meu tesouro, pois são as maiores jóias de minha vida.
Qual a maior recompensa da Vida?
Da minha, é a satisfação de aos 62 anos, trabalhar ao lado de meus filhos, exercendo a pediatria e ver o resultado de todos esses anos dedicados à medicina, atendendo os filhos dos filhos de meus primeiros pacientes. Tudo isso é possível por causa de minha maravilhosa família.

fonte:  http://www.hslucas.com.br/web/boletim06.html

8 comentários:

  1. Nunca ouvi falar nada que desabonasse o profissional que foi enquanto esteve entre nós, fará falta a muitas familias.
    Este é um cometário feito por uma funcionária que trabalhou por 21 anos no HSL e infelizmente não soube ser reconhecida.

    ResponderExcluir
  2. Conheci o Dr Edgar Achê fez medicina na puccamp,se formou em 1987,hoje ótimo pediatra em Ribeirão!

    ResponderExcluir
  3. O primo esteja junto com meu mano Sergio e com toda a família GRANDE pessoa GENTE.ME LEMBRO O QUE DIZIA DE MEU PAI:SEU PAI TINHA UM CORAÇAO ENORME E EU DIZIA VC TAMBEM TEM.AMO VCS TODOS.LUZ MUITA LUZ PARA TODOS E UM BEIJO A TODOS.AMO VCS ESTEJAM NA LUZ DIVINA COM O TIO NICOLAU NO COMANDO.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. São Sebastião do Paraíso, MG, 15 de Fevereiro de 2.013.

    Dr. Edgard Achê Junior


    Bom dia, meu nome é Soraia, e gostaria de contar para o senhor um pouco da minha história. Na verdade é uma parte feliz da história da minha família!
    Há trinta e três anos, o Dr. Edgar Achê cuidou de mim enquanto tinha apenas um mês de vida. Fui encaminhada pelos médicos daqui diretamente para as mãos do Dr. Achê, que é como eu o tratava, meu estado era grave já que estava em coma.
    Dr. Achê diagnosticou Hipotireoidismo Congenito (agenesia total da glandula Tireóide), graças à perspicácia dele escrevo hoje ao senhor. Naquela época o exame do Pezinho não era obrigatório. Este diagnóstico precoce feito por ele, fez com que saísse rapidamente do coma sem dano algum, nem de ordem mental, nem motora; então Dr. Achê me acompanhou até os quinze anos de idade.
    Hoje sou uma mulher realizada como mãe e profissionalmente, e grande parte desta história eu devo ao Dr Achê.
    Sou Técnica em Enfermagem e trabalho no Centro Cirurgico da Santa Casa de S.S.Paraíso. Mãe da Isabelli, minha filha linda de oito anos. Moro na casa que "construí", outro sonho realizado, tenho uma moto que é meu meio de transporte e para meu laser. Trabalho à noite e faço alguns trabalhos particulares.
    Quando soube do falecimento do Dr. Achê fiquei muito triste, por isso escrevo, é uma forma de homenageá-lo. Tenho certeza que ele está num orbe superior fazendo curas, curas espirituais!
    Minha mãe se conecta a ele através de preces, e me disse que sempre percebe o alívio dos sintomas da Bronquite Asmática que minha filha tem.
    Mais uma vez gostaria de expressar a imensa gratidão que tenho pelo Dr. Achê, e mencionar mais uma vez o quão grande ele foi profissionalmente, tendo completa responsabilidade pela felicidade que sinto.
    Quero agradecê-lo também pela atenção e desejar-lhe felicidades.


    Com imensa gratidão: Soraia Soares Godoy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Soraia, bom dia!

      Ainda ontem de noite eu por acaso pensava em meu tio Edgard Achê e imaginava por onde ele deveria estar naquele momento.
      Deve ter sido transmissão de pensamento, pois me parece que foi no mesmo momento em que voce o homenageou com seu belo depoimento.

      Queria agradecer pela emoção compartilhada e irei encaminhar seu belo depoimento aos nossos familiares diretos que irão ficar imensamente felizes.

      Deus vos abençoe.

      Atenciosamente.

      Isaac Achê

      Excluir
  6. Dr EDGAR UM ANJO, nunca vi um profissional igual, um anjo realmente, fiquei sabendo agora que passou, um homem, UM DOS MAIORES HOMENS, e profissional que ja conheci, salvou MINHA FILHA, devo muito a ele...estou muito comovido...Luciano Cesar teixeira

    ResponderExcluir
  7. Caros familiares do Dr. Ache
    Gostaria de deixar aqui o testemunho de uma família cujas duas filhas foram tão bem cuidadas por ele quando crianças e até na adolescência.
    Dr.Edgard cuidou não só da saúde delas mas também influenciou muito na escolha de suas profissões: hoje uma se forma como médica veterinária e outra acabou de ingressar no curso de medicina. Durante as consultas além da saúde o Dr. Edgard sempre queria saber como a família estava, dando conselhos e sempre orientando-nos com sua sabedoria.
    Assim, fica aqui registrado nosso muito obrigado ao Dr.Edgard e a seus filhos que agoram continuam seu legado.
    Valdecir e Divina em nome de nossas filhas Bianca e Bruna

    ResponderExcluir